Savassi: Estudantes da Prefeitura se reúnem em Cantata de Natal
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), preparou um belo espetáculo para a cidade, reunindo cerca de 500 estudantes na II Cantata de Natal. O evento será realizado nesta quarta-feira, dia 4, às 18h, no Coreto da Praça da Liberdade, na Savassi, e conta com a participação de corais de 24 escolas municipais, formados por estudantes do Programa Escola Integrada.
O encontro dos diversos corais da Rede Municipal de Educação teve sua primeira edição no Natal do ano passado. Posteriormente, foi realizada a Cantata de Inverno, no Museu das Minas e do Metal, marcando o encerramento das atividades do primeiro semestre deste ano, com a apresentação de 200 vozes adolescentes e infantis. A Cantata é mais uma das ações da Smed para promover a valorização da música e sua importância nos processos de formação humana.
Projeto Acordes BH
A inserção dos estudantes da Rede Municipal nas atividades culturais, artísticas e esportivas é feita, em grande parte, por meio do Programa Escola Integrada, que atende mais de 62 mil crianças e adolescentes do ensino fundamental, matriculados nas escolas da Prefeitura. O programa atua com agentes culturais e estudantes universitários como educadores, possibilitando a introdução de diferentes linguagens e formatos metodológicos no processo de escolarização.
Para intensificar as atividades na área da música, a Smed inaugurou, em novembro de 2013, o Projeto Acordes BH. Dez escolas que ofertam as mais diversas modalidades de ensino da música foram credenciadas pela Prefeitura para atender os estudantes da Rede Municipal. As aulas de música funcionam no contra turno do ensino regular. O atendimento nessas instituições teve início no dia 1º de novembro deste ano, por meio do encaminhamento dos estudantes inscritos. Além do atendimento nas instituições credenciadas, outras 800 oficinas de música e dança são oferecidas pelo programa Escola Integrada.


